Quando se fala em higienização industrial, normalmente se pensa em limpeza e desinfecção de superfícies e equipamentos.
Mas você já parou para pensar no quanto seus calçados podem impactar na contaminação desses ambientes?
Ao circular em espaços sujos ou contaminados, milhões de microorganismos aderem à sola dos calçados.
Sem a correta higienização, eles podem ser levados de um ambiente a outro, contaminando até mesmo áreas recentemente higienizadas.
Mas como reduzir este tipo de contaminação?
A resposta é simples: utilizando tapetes desinfetantes. Com eles, é possível reduzir o número de microorganismos dos solados, ajudando a manter o ambiente higienizado por mais tempo. Para entender mais sobre o assunto, siga conosco e continue a leitura.
Os tapetes normalmente são utilizados em entradas de fábricas, salas ou áreas produtivas, para reter sujeiras presentes em solados de calçados. É comum esfregar os pés para ajudar a desgrudar todas as sujidades, retendo-as no tapete antes de entrar em um ambiente que deseja manter limpo.
A função dos tapetes desinfetantes vai além de reter sujeiras. Esses tapetes funcionam como uma barreira sanitária contra sujeiras e microorganismos. São feitos de material resistente, com capacidade de manter soluções desinfetantes. Possuem proteções emborrachadas, antiderrapantes e uma borda ao redor, que evita vazamentos. Para utilizar, basta posicionar os pés em cima dele, sem necessidade de esfregar.
Para controlar e limitar a transmissão de agentes patógenos, medidas eficazes de higienização devem ser adotadas, especialmente em ambientes como hospitais, laboratórios e indústrias de alimentos.
Tapetes desinfetantes são excelentes para combater a propagação de agentes patógenos e manter o local de trabalho higienizado e seguro contra elementos contaminantes. O uso de tapetes desinfetantes cria uma barreira sanitária contra microorganismos nocivos. Ao contrário dos tapetes comuns, que removem apenas a sujeira, os tapetes desinfetantes eliminam também os microorganismos aderidos ao solado.
Esses tapetes são capazes de eliminar até 99,9% dos patógenos em sua superfície.
A escolha adequada do desinfetante para utilizar no tapete faz toda a diferença. Só por que um produto é eficaz em eliminar microorganismos, não significa que ele é seguro para seu uso em sistema de tapete ou para contato com as demais superfícies do local. Muitos desinfetantes podem causar danos nos pisos, equipamentos e materiais. Existem no mercado desinfetantes com alta eficiência em eliminar microorganismos, como hipoclorito de sódio, ácido peracético e quaternários de amônio. No entanto, os dois primeiros são oxidantes fortes que podem danificar e manchar superfícies, roupas, pisos e sapatos. Desinfetantes à base de quaternários de amônio podem ser utilizados em diversas superfícies e materiais sem o risco de causar danos. O CLEANGEX AQ 20, é um desinfetante à base de quaternários de amônio, com amplo espectro de ação contra microorganismos patogênicos. Entretanto, não basta apenas escolher o desinfetante e instalar os tapetes, é preciso respeitar as instruções de uso para que a barreira sanitária seja eficiente. Para isso, deve-se incluir no programa de higienização industrial as orientações quanto ao uso dos tapetes.
Também, é preciso usar o desinfetante correto, respeitar o tempo de contato e utilizar o tapete adequado para cada local. O tapete deve estar sempre limpo e preenchido com a quantidade adequada de desinfetante. Então, ele deve ser lavado com frequência, completando o volume de desinfetante conforme o uso.
Antes de adquirir um tapete desinfetante para sua empresa é preciso avaliar as especificidades do ambiente. O tipo e tamanho do tapete deve ser adequado para o fluxo diário de pessoas e para a necessidade ou não de evitar umidade no local.
A HIGEX conta com uma linha de tapetes ideais para a utilização nos mais diversos setores, como hospitais, laboratórios e indústrias de alimentos. Os tapetes da linha BAC OFF são projetados para, juntamente com o desinfetante adequado, descontaminar e desinfetar sapatos, mantendo-os livres de sujeiras e microorganismos. A estrutura da superfície garante que a sujeira seja removida enquanto a sola do sapato é submersa no desinfetante.
O tapete é preenchido com uma solução desinfetante diluída. Quando as pessoas pisam no tapete, as solas dos sapatos são umedecidas na solução desinfetante. O relevo especial do tapete permite que o desinfetante atinja as partes mais profundas do solado sem necessidade de arrastar os pés.
O tapete BAC OFF LIQUID vem com um tapete adicional que é posicionado à frente do tapete desinfetante. O sistema duplo permite que o excesso de desinfetante seja absorvido após a limpeza. Assim, os calçados ficam secos antes de entrar em contato com o piso, aumentando a segurança durante o fluxo de pessoas.
Em ambientes onde é imperativo o controle de umidade, é recomendado o uso de tapetes de desinfecção a seco. Utilizando o tapete BAC OFF DRY você garante que os calçados sejam desinfetados mantendo o ambiente enxuto. Basta posicionar o tapete na entrada do ambiente e preencher com o desinfetante em pó STERIGEX. A desinfecção ocorre da mesma maneira que nos tapetes úmidos, também sem a necessidade de arrastar os calçados para que o desinfetante tenha efeito. É ideal para utilização em salas limpas, e também para a absorção de resíduos líquidos.